Atualizado em quinta-feira, 20 de outubro de 2011 - 17h41

São Paulo vai abrir a Copa do Mundo de 2014

Fifa divulgou os locais dos jogos do Mundial nesta quinta-feira e confirmou o futuro estádio do Corinthians como palco do primeiro jogo
Ronaldo / Rodrigo Dionisio/Frame/AE Ronaldo Rodrigo Dionisio/Frame/AE

Agora é oficial. São Paulo vai sediar a abertura da Copa do Mundo de 2014. A Fifa divulgou os locais dos jogos do Mundial nesta quinta-feira, em Zurique, na Suíça, e confirmou o futuro estádio do Corinthians como palco do primeiro jogo da competição. A arena em Itaquera ainda receberá uma das semifinais. A outra semi será em Belo Horizonte, que brigava pela abertura com a capital paulista. Como já era esperado, o Maracanã sediará a final. O Mundial começa no dia 12 de junho, com a seleção brasileira fazendo o jogo de abertura, e termina em 13 de julho.

 

Em entrevista ao programa "SP Acontece", da Band, o presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, comemorou a decisão da Fifa. O futuro estádio do clube venceu a disputa com o Morumbi, que inicialmente seria a sede paulista do Mundial, e deixou para trás a possibilidade da cidade ficar fora do Mundial. "É a força do Corinthians e do futebol paulistano", disse o mandatário alvinegro.

 

 

Ronaldo acompanha anúncio da Fifa em São Paulo, ao lado do governador Geraldo Alckmin e de Caf¿¿
Ronaldo acompanha anúncio da Fifa em São Paulo, ao lado do prefeito Gilberto Kassab e do ex-companheiro de Seleção Cafú - Rodrigo Dionisio/Frame/AE

 

 

Orçado em R$ 820 milhões, o Itaquerão levou a melhor sobre Brasília e Belo Horizonte, que também sonhavam com a abertura. O estádio paulista acabou beneficiado pelo papel estratégico de São Paulo, bem como pela estreita relação entre Andrés Sanchez e o presidente da CBF e do COL (Comitê Organizador Local), Ricardo Teixeira.

 

A Fifa também anunciou o papel das cidades-sede, determinando o calendário do Mundial. Cada uma receberá pelo menos quatro partidas. Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Salvador e Brasília, que receberá a disputa de terceiro lugar, são as outras cidades que estarão na Copa.

 

Quatro horários

 

A Fifa anunciou os horários das partidas do Mundial. A abertura, no Itaquerão, acontecerá às 17h (de Brasília). Os jogos da fase de grupos serão disputadas às 13h, 16h, 17h e 20h. Os das oitavas e das quartas de final, às 13h e 17h. Semifinais e disputa de terceiro lugar, às 17h. A decisão está marcada para as 16h.

 

São Paulo fora da Copa das Confederações

 

Embora tenha sido confirmada como sede de abertura da Copa, São Paulo não vai participar da Copa das Confederações, que será em 2013 e servirá como uma espécie de “laboratório” para o Mundial. As obras em Itaquera só devem ser concluídas em fevereiro de 2014. Brasília, que também disputava a abertura da Copa do Mundo com São Paulo, vai sediar a abertura da competição como forma de consolo. O palco da finalíssima, assim como no Mundial, será o Rio de Janeiro. Belo Horizonte e Fortaleza recebem as semifinais. Recife e Salvador ainda poderão ser incluídas, de acordo com os andamentos das obras de seus estádios. O calendário oficial da competição será divulgado somente após a definição completa das sedes, o que deverá acontecer até junho de 2012.

 

Até o momento, cinco das oitos seleções já estão classificadas para a Copa das Confederações: Brasil, por ser o país sede, Espanha, atual campeã mundial, Uruguai, vencedor da Copa América deste ano, México, que conquistou a última Copa Ouro, e Japão, campeão da Copa da Ásia.

publicidade