Barça quase pagou 12 mi de euros por Douglas

Segundo a Cadena Ser, funcionário do clube está sendo investigado por combinar valor alto para a negociação com o São Paulo

A negociação de Douglas ainda dá o que falar em Barcelona. A polêmica da vez envolve o secretário técnico do clube espanhol, Albert Valentín, que teria combinado um valor de 12 milhões de euros para a transação, três vezes o que foi efetivamente pago ao São Paulo. As informações são da rádio catalã Cadena Ser.

A reportagem aponta Valentín como o principal entusiasta da contratação. Ele é o responsável por coordenar os olheiros do clube e é homem de confiança do diretor de futebol do Barça, Andoni Zubizarreta.

Como a equipe estava à procura de um lateral-direito para se precaver de uma eventual saída de Daniel Alves, o nome de Douglas foi sugerido pelo empresário Juan Figer, da Traffic, empresa detentora de 40% dos direitos do jogador. Então, Valentín enviou dois olheiros de confiança para observá-lo.  O relatório convenceu Zubizarreta e o técnico Luis Enrique, que aprovaram o nome do são-paulino.

O secretário técnico passou a negociar com Figer e chegou a combinar um valor de 12 milhões de euros, segundo fontes anônimas do São Paulo citadas pela rádio. A Cadena Ser inclusive utilizou uma entrevista da vice de futebol do Tricolor, Ataíde Gil Guerrero, para mostrar que a transação era discutida.

“É uma negociação que faz três meses que estou fazendo e que, em termos de valores, talvez seja uma das maiores do futebol brasileiro”, afirmou o cartola à rádio Jovem Pan em agosto deste ano, cerca de um mês antes do Barça iniciar oficialmente as conversas com o São Paulo.

Com as justificativas de não negociar com intermediários – Figer, no caso – e de que o cargo de Valentín não permite que ele participe de transações, a diretoria passou a tratar diretamente com o clube paulista.

Como as duas partes bateram o martelo por 4 milhões de euros, além de 1,5 milhão adicional em cláusulas de produtividade, a reputação de Valentín ficou dentro do clube ficou abalada. A rádio catalã também lembrou de contratações de atletas de qualidade questionável sempre ligados à empresa Promosport, onde o secretário já havia trabalhado.

Por isso, o presidente do Barça, Josep Maria Bartomeu, já estaria investigando a contratação de Douglas a fundo e outros negócios envolvendo Valentín.

Compartilhar

Ler a notÍcia completa

Deixe seu comentário