Bolaños tinha uma relação estreita com o esporte

Intérprete de Chaves, que morreu nesta sexta-feira, era um apaixonado pelo América e mostrou isso em um filme

Em toda sua obra, Roberto Gómez Bolaños, que ficou conhecido por ser o interprete de Chaves e Chapolin na televisão, deixou bastante clara sua paixão pelos esportes. Inúmeros foram os episódios dos dois seriados em que havia alguma referência a uma modalidade esportiva, e claro, ao futebol em especial.

Mas não foi apenas com seus dois personagens mais famosos que ele deixou registrado sua paixão pelo esporte. É ele quem assina o roteiro do filme “El Chanfle”, em que vivia um roupeiro do América, seu clube de coração. Como de costume, ele vive se metendo em confusões. Mais tarde, houve uma sequência do filme.

Com seus personagens mais famosos, um episódio bastante lembrado é o “Vamos ao Cinema”. Nele, toda a turma da Vila do Chaves vai junto ao cinema, quando o garoto que vivia em um barril solta uma de suas mais famosas frases: “Era melhor ter ido ver o filme do Pelé”. Na versão original, em espanhol, é ao “El Chanfle” que Chaves se refere.

Em diversos episódios, Chaves e Quico brincavam de jogar futebol. Em um deles “Gol da Florinda”, alguns são citados: o zagueiro Luís Pereira, que jogou no Palmeiras, e os goleiros Barbiroto, Rodolfo Rodríguez, João Marcos, Gilmar e Paulo Victor.

Assim como na esquete do cinema, os nomes do jogadores foram trocados em relação ao original, que eram os mexicanos: Enrique Borja, ex-atacante do América, “Cuáte” Calderón, ex-goleiro Chivas, “Pichojos” Pérez, ex-atacante do América, “Hálcon” Peña, ex-zagueiro do Cruz Azul, “Coruña” Chavarría, ex-atacente do Chivas, e “Gato” Marín, ex-goleiro do Cruz Azul.

Outros esportes também foram lembrados por Bolaños em sua obra. Há um episódio intitulado “O Futebol Americano”, em que o Professor Girafales tenta ensinar o esporte aos seus aluno em um terreno baldio. Nas paredes das ruas, era possível ver mensagens de apoio a alguns clube de futebol.

Na casa do personagem Seu Madruga, havia nas paredes diversas flâmulas de futebol, a maioria do Necaxa, time para qual Ramon Valdez, intérprete do personagem, era torcedor ferrenho.

Foi por meio do Seu Madrugada também que outro esporte apareceu no Chaves. Em um episódio ele relembra ao garoto a sua época como boxeador. Ele lhe mostra suas antigas luvas, fotos e tenta fazer com que o garoto aprenda alguns golpes.

Roberto Bolaños morreu em sua casa em Cancún, nesta sexta-feira, aos 85 anos. As causas da morte ainda não foram divulgadas.

Assista a parte do filme em que Chanfle sonha em ser um jogador de futebol:

Compartilhar

Ler a notÍcia completa

Deixe seu comentário