Corinthians completa 104 anos nesta segunda

Após a tão sonhada inauguração do estádio, Alvinegro espera reviver conquistas dos anos pós-centenário

Fundado por cinco operários que jogavam bola sob a luz de um lampião no bairro do Bom Retiro no tempo livre, o Corinthians completa 104 anos de história nesta segunda-feira, em um dos aniversários mais importantes da história do clube já que marca a inauguração de um sonho antigo, a Arena Corinthians. O estádio foi palco da abertura da Copa do Mundo e sediou outras cinco partidas, entre elas uma semifinal (Holanda e Argentina).

Será também neste ano que o Corinthians comemorará os 100 anos do primeiro título de sua história - o do Campeonato Paulista de 1914, o qual venceu de forma invicta. Atualmente briga pela conquista de um campeonato nacional, na Copa do Brasil e no Campeonato Brasileiro, até o final do ano. 

Pós-centenário

De 2010 para cá os corintianos tem títulos importantes para comemorar. Se no ano do centenário não conquistou nenhum título, nas temporadas seguintes conquistou vitórias expressivas. Sob o comando de Tite foi campeão brasileiro em 2011, venceu a Libertadores e o Mundial de Clubes em 2012 e foi campeão paulista e campeão da Recopa Sul-americana em 2013. 

Nesta temporada, o Alvinegro iniciou um processo de renovação da equipe com o retorno do técnico Mano Menezes. Nas mudanças mais expressivas estão a saída do atacante Emerson Sheik, do zagueiro Paulo André e um dos maiores investimentos do clube, Alexandre Pato. Porém, a equipe liderada por Mano falhou no primeiro semestre, com a eliminação precoce do Campeonato Paulista o que acelerou as modificações na equipe, com os reforços de Jadson, Petros e o retorno de Elias. 

Arena Corinthians foi inaugurada em maio de 2014
Arena Corinthians foi inaugurada em maio de 2014, em Itaquera Foto: Chico Ferreira/Futura Press/Folhapress

Palavras do presidente Gobbi

Em uma carta publicada no site oficial do clube, o presidente Mario Gobbi parabenizou o clube pelo 104º aniversário e destacou as principais mudanças que ocorreram desde 2013. Entre elas a "bem sucedida reformulação do futebol profissional", a conquista da equipe de natação que "após 48 anos voltou a vencer o Troféu Maria Lenk" e é claro o novo estádio. 

No final da nota o dirigente, que está no último ano de mandato, disse que ainda não está satisfeito. "Seguiremos trabalhando para comemorar ao menos mais um título importante até o fim do ano", completou. 

Jogo Aberto relembra fanatismo de Dr. Osmar: 


Leia a carta na íntegra: 

"Corinthianos e corinthianas,


É com muita alegria que o Sport Club Corinthians Paulista completa 104 anos de vida. Consolidado como a maior marca do futebol brasileiro, o Timão tem uma temporada especial com a realização de mais um sonho do torcedor – a inauguração da Arena Corinthians –, a bem sucedida reformulação do elenco de futebol profissional, o desempenho nas demais modalidades – em especial, a natação – e a sequência de melhorias na estrutura do clube social.


Dentro de campo, temos trabalhado duro e conseguimos reformular o elenco que havia conquistado os principais títulos do futebol brasileiro, sul-americano e mundial. Neste segundo semestre, a equipe dá mostras de que está no páreo pelo Campeonato Brasileiro e pela Copa do Brasil.


Além do trabalho dentro de campo, também buscamos melhorias na estrutura do clube social, que teve a área de churrasqueiras inaugurada recentemente, a construção dos novos banheiros da Academia, a reforma do ginásio poliesportivo, e no próprio futebol. Por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, buscamos a construção do Centro de Excelência e Treinamento de Futebol, que atenderá todas as equipes de base do Timão.


Entre os dias 1º de setembro de 2013 e 2014, o corinthiano pôde ter ainda mais orgulho de ser corinthiano. A Arena Corinthians foi inaugurada e realizou um grande sonho de todos os mais de 30 milhões de corinthianos. Um dos estádios mais modernos do mundo, a nova casa alvinegra ainda teve a honra de ser o palco da cidade de São Paulo na Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 e recebeu seis partidas do torneio.


Nas demais modalidades, o Corinthians também segue em destaque. No primeiro semestre deste ano, em especial a natação brilhou. Após 48 anos, o Timão voltou a vencer o Troféu Maria Lenk e está no topo do ranking brasileiro.


Por fim, gostaria de dizer a todos vocês que para mim este aniversário é especial. Eleito no fim de 2011, este será o último aniversário como presidente do Corinthians. Particularmente, já sinto muita saudade do que vivi e do que conquistei à frente do clube, em especial a Libertadores, o Bi Mundial de Clubes da FIFA e a Recopa Sul-americana. Mas isso não quer dizer que estou satisfeito. Seguiremos trabalhando para comemorar ao menos mais um título importante até o fim do ano.


Sport Club Corinthians Paulista, feliz aniversário! Parabéns a todos os torcedores. Só com vocês conseguimos chegar ao topo!

Mario Gobbi Filho,

Presidente do Sport Club Corinthians Paulista". 

Compartilhar

Ler a notÍcia completa

Deixe seu comentário