STF nega recurso do Fla e declara Sport único campeão de 87

Por 3 a 1, ministros do Supremo, em decisão definitiva, acabam com o mais longo Campeonato Brasileiro da história

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu: o Sport é o único campeão brasileiro de 1987. A Primeira Turma do STF indeferiu o recurso do Flamengo contra decisão da Justiça, favorável ao clube pernambucano, nesta terça-feira, pelo placar de 3 a 1. Não há mais possibilidade de recurso. Com isso, o Supremo dá o apito final no mais longo Brasileirão da história.

Relator do processo, o ministro Marco Aurélio Mello, torcedor do Flamengo, votou a favor do Sport. Também rubro-negro, Luís Roberto Barroso foi favorável ao clube carioca. Os ministros Alexandre de Moraes e Rosa Weber seguiram Mello. Luiz Fux se declarou impedido de participar, já que seu filho, Rodrigo Fux, foi o advogado do Fla no caso. O processo estava parado desde agosto de 2016, quando Barroso pediu vistas e adiou o julgamento.

A disputa jurídica é antiga. Há anos Flamengo e Sport disputam o posto de verdadeiro dono do título do Brasileiro de 1987. Naquele ano, a CBF se disse impossibilitada de realizar o campeonato alegando problemas financeiros. Com isso, o Clube dos 13 organizou uma competição com o que era na época os 16 principais times do Brasil.

No entanto, pouco depois, a CBF decidiu fazer ser campeonato. Então a competição do Clube dos 13 foi chamada de Módulo Verde; a da CBF, onde jogaram Sport e Guarani (vice-campeão), foi batizado como Módulo Amarelo.

No entendimento da CBF, campeão e vice de cada módulo – Flamengo, Inter, Sport e Guarani – deveriam disputar um quadrangular final, que nunca aconteceu. Com isso, Fla se declarou vencedor do Brasileirão, enquanto o Sport, apoiado pela CBF, fez o mesmo.

Com a decisão, o São Paulo é confirmado como o primeiro pentacampeão brasileiro, logo o detentor definitivo da Taça das Bolinhas.

No Facebook, o Sport publicou uma foto da Taça das Bolinhas para comemorar. No Twitter, o Fla postou uma foto do time de 1987, ignorou a decisão e também se declarou dono do título. Veja abaixo:

Sport 1987
Divulgação
Flamengo 1987Reprodução

Compartilhar

Ler a notÍcia completa

Deixe seu comentário