Indy faz última prova antes de vir ao Brasil

quinta-feira, 18 de abril de 2013 - 11h12 | Atualizado em: quinta-feira, 18 de abril de 2013 - 11h19
Da Redação

Helio Castroneves tentará manter a primeira colocação em Long Beach; no ano passado, Will Power venceu a prova  / Justin Edmonds/Getty Images North America/AFP
Helio Castroneves tentará manter a primeira colocação em Long Beach; no ano passado, Will Power venceu a prova Justin Edmonds/Getty Images North America/AFP

    A Fórmula Indy faz a terceira etapa da temporada 2013 com a tabela de pilotos começando a tomar forma após duas corridas e dois vencedores diferentes. Dono de uma vitória e um terceiro lugar, o brasileiro Hélio Castroneves, da Penske, lidera a disputa com 79 pontos, diante de 70 do neozelandês Scott Dixon, da Ganassi. Além de Hélio, o outro vencedor foi o atual campeão, o norte-americano Ryan Hunter-Reay, da Andretti, e que ocupa o terceiro lugar na classificação geral com 66 pontos. A corrida será a última antes de a categoria vir ao Brasil para a realização da Itaipava São Paulo Indy 300 Nestlé, no dia 5 de maio.

     

    Tradicional, quente, histórico e palco de boas corridas, o circuito urbano de Long Beach é usado desde 1975, em grande parte pela antiga Champ Car. Sediou, inclusive, GPs de Fórmula 1 entre 1976 e 1983, sob o nome de "GP dos Estados Unidos - Oeste". De 84 em diante, só a Fórmula Indy e suas categorias de acesso correram pelos 3.167 metros do traçado misto de asfalto e concreto.

     

    "Todos esperam a semana de Long Beach, chegam na pista cedo e vão embora tarde. É muito legal, tanto o cenário quanto o ambiente. É um local divertido e tem muita história. É desafiador como todos os circuitos de rua e é difícil encontrar uma pista com tantas curvas diferentes. O hairpin é uma marca da pista e o traçado é um grande desafio para as equipes", destaca JR Hildebrand, da Panther.

     

    "Basicamente, é o modelo de todos os circuitos de rua. Tanto na locação, quanto na atmosfera e no desenho. Quase ninguém tem essa história, além de o traçado ser prazeroso e a base de fãs aqui ser gigantesca", analisa o atual campeão, Ryan Hunter-Reay, da Andretti Autosport, ganhador da edição de 2010 da tradicional corrida. Entre os brasileiros na prova, Castroneves foi o único brasileiro a vencer em Long Beach pela Indy, em 2001. Tony Kanaan (KV) e Bia Figueiredo (Dale Coyne), por sua vez, buscam se recuperar dos problemas em Barber.

     

    "Aqui tem muita história. É um ótimo local. O mais legal é que, se você vence a prova, seu rosto fica estampado em uma placa na linha de chegada, ao lado de nomes como Al Unser Jr., Paul Tracy, Sebastien Bourdais, Marco Andretti e Juan Pablo Montoya, entre outros", completa Will Power, considerado o "Rei dos circuitos de rua", atual vencedor da prova e, também, da Itaipava São Paulo Indy 300 Nestlé.

     

    A edição 2013 marcará a largada de número 250 do piloto escocês Dario Franchitti, que com a estatística passa a ser um dos 12 pilotos com o maior número de corridas na Fórmula Indy. O tetracampeão da categoria ainda não terminou nenhuma prova nesta temporada e ocupa a penúltima posição na tabela, com apenas dez pontos. 

     

    A corrida, que terá transmissão ao vivo pelos canais Band e Bandsports, é a última antes da Itaipava São Paulo Indy 300 Nestlé, que acontece no dia 5 de maio no Circuito Anhembi, na Zona Norte da capital paulista.

     

    Para adquirir ingressos da Itaipava São Paulo Indy 300 Nestlé, clique aqui.

     

%>