Djokovic supera Connors e se torna o quarto maior número 1 do mundo na ATP

Tenista sérvio chegou a 269 semanas na ponta na ponta do ranking

Sem jogos nesta semana por conta da disputa da repescagem da Copa Davis, o sérvio Novak Djokovic se manteve na liderança do ranking da ATP, atualizado nesta segunda-feira, e com isso obteve mais um feito em sua carreira profissional. O tenista deixou para trás o norte-americano Jimmy Connors e se tornou isoladamente o quarto maior número 1 do mundo, agora com 269 semanas na ponta.

Djokovic já está de olho no terceiro colocado, o tcheco naturalizado norte-americano Ivan Lendl, que será alcançado na próxima atualização já que o sérvio tem a liderança garantida até a semana de 7 de outubro, quando defenderá 1.000 pontos do título conquistado no Masters 1000 de Xangai, na China, no ano passado. Assim, o sérvio não terá problemas em alcançar as 272 semanas e se isolar na terceira posição entre os maiores número 1 da história.

O problema para Djokovic se manter na ponta e tentar diminuir a diferença para o suíço Roger Federer, líder com 310 semanas, e o norte-americano Pete Sampras, segundo com 286, é a proximidade do espanhol Rafael Nadal na lista. O atual número 2 do mundo está apenas 640 pontos atrás e não defende mais ponto algum até o final desta temporada, contra 2.600 do sérvio, que além do título no Masters 1000 de Xangai vai defender também os vices no ATP Finals e no Masters 1000 de Paris.

Entre os brasileiros, Thiago Monteiro - que ajudou o País a vencer Barbados para poder disputar a fase eliminatória do Grupo Mundial em 2020 - caiu duas colocações e agora está em 103.º lugar na ATP. O segundo da lista é João Menezes, que acabou perdendo oito lugares nesta semana e deixou o Top 200, caindo para o 202.º posto.

FEMININO - Mesmo com a realização de três competições nesta semana, a atualização do ranking da WTA não teve qualquer alteração entre as 20 primeiras colocadas. A liderança segue com a australiana Ashleigh Barty, que é seguida de perto (apenas 86 pontos de vantagem) pela checa Karolina Pliskova, campeã do Torneio de Zhengzhou, disputado em quadras rápidas na China.

Mesmo sem jogar há mais de um mês por conta de uma suspensão provisória por doping, a brasileira Beatriz Haddad Maia segue como a número 1 do País e nesta semana ganhou uma colocação, subindo para o 99.º lugar.

Compartilhar

Ler a notÍcia completa

Deixe seu comentário