Popó diz que não disputou Olimpíada por causa de frustração no Pan: ‘Medalha não me deu nada’

Ex-pugilista revela que não ganhou dinheiro e voltou a passar fome após prata em Mar del Plata

Um dos maiores nomes do boxe brasileiro, Acelino Popó Freitas disse em entrevista ao programa Primeiro Tempo que não disputou uma edição de Jogos Olímpicos pela falta de valorização dos medalhistas no país. O ex-pugilista destacou que foi medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de Mar del Plata, em 1995, e mesmo assim não melhorou de vida.

“Eu ganhei a prata no Pan de Mar del Plata, em 1995, e fazia 17 anos que o Brasil não ganhava uma medalha. Mas quando eu voltei, eu voltei a dormir na mesma casa, voltei a passar a mesma dificuldade, voltei a passar fome. Essa medalha não me deu dinheiro, essa medalha não me deu patrocínio, essa medalha não me deu nada. Aí eu pensei em virar profissional. O Evander Holyfield estava lutando na Bahia e me convidaram para fazer as preliminares. Eu ganhava R$ 400,00 por luta e dava para ajudar a minha casa, dava para comer”, afirmou em conversa com Elia Jr e Celso Miranda.

“Em 1996, tinha a Olimpíada de Atlanta. Eu já tinha passado pela medalha do Pan e sei o que é. Sei que as pessoas não valorizam os atletas medalhistas do nosso país. Eu passei para o profissional por isso”, finalizou.

Depois da profissionalização, Popó faturou quatro títulos mundiais. Ele foi campeão pela primeira vez em 1999, quando ganhou o cinturão dos superpenas da Organização Mundial de Boxe. Em 2002, unificou os títulos, ao bater Joel Casamayor. Subiu de categoria e foi campeão dos leves pela Organização Mundial, em 2004. Ganhou também o cinturão da AMB, em 2006.

Solidariedade
Em um momento de crise mundial por causa da pandemia do novo coronavírus, Popó foi mais um dos atletas a demonstrar solidariedade com os mais necessitados. Ele está leiloando seu cinturão da Associação Mundial de Boxe e o dinheiro será revertido para a compra de cestas básicas.

“Esse cinturão que eu estou leiloando eu não estou dando, eu estou devolvendo. O cinturão eu não ganhei para mim. Quando eu lutei, eu lutei pelo Brasil, pela minha família. Só estou devolvendo. Fiquei alegre porque já chegamos em R$ 45 mil. Vamos encerrar no domingo. Tenho certeza que vamos ajudar muita gente”, disse.

Os lances podem ser feitos até domingo, 12, pelo direct do Instagram oficial do ex-pugilista.

Veja abaixo a entrevista completa com Popó

Compartilhar

Ler a notÍcia completa

Deixe seu comentário